CRIANÇAS BEM SUCEDIDAS X LIBERDADE NO PENSAR

Muitas vezes, ainda nos tempos de hoje, nos deparamos com queixas de algumas crianças, onde dizem que os adultos não as escutam… Muitas vezes, nós adultos, precisamos nos questionar sobre o tempo de ouvir nossos filhos…. Criar este tempo é primordial. É preciso pensar sobre a forma, o tom, a disponibilidade da nossa linguagem oral […]


10 de agosto de 2018
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Muitas vezes,
ainda nos
tempos de hoje,
nos deparamos
com queixas de algumas
crianças, onde dizem que os
adultos não as escutam… Muitas
vezes, nós adultos, precisamos
nos questionar sobre o tempo de
ouvir nossos filhos…. Criar este
tempo é primordial.
É preciso pensar sobre a
forma, o tom, a disponibilidade
da nossa linguagem oral e
corporal, para entrarmos em
contato com esses pequenos
seres de coração pulsante, que
anseiam em aprender com os
ensinamentos da vida. Hoje, as
crianças reconhecem as
verdades, ditas ou não, com uma
facilidade inerente a sua vibração
energética, em relação a

capacitação da vibração do

pensamento do adulto para com
ela, de uma forma clara e
absoluta. As crianças de hoje em
dia, possuem uma capacidade de
comunicação que vem das ondas
de pensamento, com a verdade
que é fantástica! Se nós adultos
falarmos uma coisa, quando na
verdade estamos pensando em
outra, as crianças irão captar
uma estranheza nesta “verdade”.
Cada vez que são encorajadas a
serem livres na sua expressão
com seu pensamento, a sua
autoestima é elevada, tornando-a
capaz de entrar no processo de
construção de um ego flexível,
para vencer com mais facilidade
as adversidades do seu
desenvolvimento emocional,
estruturando um pensamento
mais coerente, equilibrado em

suas ações e em seus

pensamentos, durante sua
formação como pessoa.
Na medida em que o
adulto consegue estimular essa
criança a ser verdadeira com
suas emoções, estará
contribuindo para que a mesma
acredite que é capaz de realizar
desafios e que pode ser uma
criança com características bem-
sucedidas, pois contribui de
maneira significativa no social,
sendo genuinamente necessária
na sua fala. Isto pode influenciar
o que lhe acontece, quando seus
sentimentos são vistos como
importantes, e quando acredita
que irá aprender com seus erros.
Quando a criança é vista pelo
adulto como capaz, ela aprende
com mais facilidade a ter
autocontrole a autodisciplina. E
quando estimuladas a serem
vistas como seres pensantes,
que conseguem falar
francamente, escutar, cooperar,

compartilhar e negociar o que

querem, conseguem ajustar-se
no seu meio social com mais
facilidade.
Portanto, comportamentos
bem-sucedidos devem ser
construídos com um olhar
confiante do adulto para com a
criança. Desta forma, a auto
confiança que ela terá como um
ser único, e subjetivo em seu
pensar, adaptando-se ao meio
ambiente com uma facilidade de
ajustar seu ego em formação, a
tornará uma criança mais
saudável, que sempre procura
falar a verdade e reconhecer que
as coisas nem sempre
acontecem da maneira que ela
quer, mas que ela pode ajustar-
se as situações quando
necessário, resolvendo desta
forma os seus problemas, e
tendo consciência de que podem
pedir ajuda aos pais ou
responsáveis, sem medo de
expressar suas necessidades.
Em consequência disto, a criança
estará estruturando um encontro
puro e feliz com suas emoções
de forma não reativa, ou seja,
sem conflitos entre suas
fantasias e sua realidade.
Anna Leila Borges Santos – Psicóloga clínica, formada pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
Psicoterapeuta Corporal;
Terapeuta familiar e casal (sistêmica);
Consteladora Familiar;
Atendimento para crianças, adolescentes e adultos;
Contato: Vivenciar Instituto de Psicologia – Cel: (84) 99637-9394

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